História Política de Carmolândia

Santa Fé do Araguaia, começou a sua história quando caçadores vieram a essa localidade e notaram que a região era propricia à agricultura e a criação de animais, pois observaram que a terra era bastante fértil e possuía rios em abundância. A ″Boa Nova″ se espalhou e despertou o interesse de romeiros em se estabelecer nessa promissora região.
Então por volta de 1960, o Sr. Manoel Borges, acompanhado do Sr. Matias, Sr. Antônio Jusuíno, Sr. Carmini, Sr. Alípio, Sr. João Paulo e Sr. Abrão, adentraram aquela região.
Nessa época não havia estrada, o acesso se dava primeiramente através de embarque no rio Muricizal que desaguava no rio Pacas, chegando, à predestinada região encantados com a beleza nativa começaram a preparar as suas moradias para mais tarde instalarem as suas famílias, originando o ″Centro do Manoel Borges″, mais tarde, devido à presença do Córrego São José, passou a denominar-se ″Povoado de São José″.
Com o passar dos tempos, alguns americanos, por volta de 1966 compraram uma fazenda de nome Novo Horizonte, e por isso foram abertas as estradas que davam acesso a esse local.
Em 1968, o povoado começou a ser visitado por padres que, ao lotarem o fervor com que as pessoas se identificaram na fé da religião Católica sugeriu que o povoado passasse a se chamar Santa Fé. Ficando assim eleita essa nova nomenclatura.
O então povoado foi evoluindo à abertura de novas estradas para inúmeras fazendas que iam surgindo e, assim Santa Fé foi crescendo com a chegada de dezenas de famílias goianas, mineiras, maranhenses, piauienses, cearenses etc.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Fé do Araguaia, pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Araguaina.
Sede no atual distrito de Santa Fé do Araguaia (ex-povoado).
Constituído do distrito sede, instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Hino Municipal

Santa Fé do Araguaia/ Santa Fé, cheia de encantos mil/ A mais bela entre todas elas, que se formam o meu Brasil

Santa Fé do Araguaia/ Aqui o progresso já começou/ Antes um sonho, que hoje realizou/Antes um sonho, que hoje realizou.

O verde das suas matas sombrio, os gados, os rios cor de anil, são riquezas da nossa terra, o coração do meu Brasil/

O verde das suas matas sombrio, os gados, os rios cor de anil, são riquezas da nossa terra, um pedacinho do meu Brasil.

Temos nativos da terra, pioneiros de geração/os indígenas que protegem a natureza em extinção/

és o meu paraíso, rico de tradição, por isso eu te amo de todo o meu coração.

São riquezas da nossa terra, um pedacinho do meu Brasil. São riquezas da nossa terra, o coração do meu Brasil.